domingo, 21 de março de 2010

50 anos do Senna

Hoje Senna completaria 50 anos...

São coisas que acontecem no mundo, mas bem no dia do trabalho; aquele que mais trabalhava sério e servia de exemplo ao mundo veio a falecer exercendo sua profissão..

Senna era um esportista altamente competitivo que não se acomodava nunca e sempre lutava pelo melhor pra ele. Ao fazer isso e conseguir as vitórias toda uma equipe se sentia feliz pois trabalhava para alguém que era sério e com talento; não descansava nunca e estava sempre lutando para vencer.

Ainda que o talento dele fosse fora do normal, nada disso seria suficiente se não houvesse muito trabalho e profissionalismo naquilo que fazia. Senna não é considerado por muito o melhor de todos os tempos só porque ganhou 3 campeonatos. Senna é porque competiu com pessoas com tanto talento quanto ele, mas soube mostrar desde o começo de sua carreira (que não foi na Mclaren) que tinha talento e trabalhava para transfomá-lo em resultado.

Hoje ele faria 50 anos e quando falo sobre ele não consigo me emocionar. Além do talento havia muito trabalho para transformar o talento em vitórias.

Senna é um exemplo a toda uma geração que adorava acordar cedo só pra ver uma corrida. Gostaria de saber se é possível nos dias de hoje um piloto correr só com a 6ª marcha (ou 7ª, uma vez que há uma marcha a mais do que na época dele)? E será que, se conseguir terminar a prova, esse piloto vai pontuar? E ainda: será que conseguiria ganhar? A imagem de Senna sem forçar erguendo um troféu quase sem forças em 1991 aqui no Brasil depois de passar pelas situações ditas mostra que ele merecia tudo o que conquistou.

É revoltante ter que morrer um ídolo nacional (e um tricampeão) em um prova para que se adotasse  mudanças que desse mais segurança para a categoria. A discussão foi muito maior porque foi Senna que morreu (lembrem-se que nos treinos de sexta Barrichelo voou e no sábado o RATZEMBERGER  também morreu em um acidente... 

Foi só depois dele que se pensou em segurança. E a prova de que se pensou efetivamente em segurança só após é que o último a morrer nas pistas pilotando um F1 foi exatamente o maior de todos: SENNA.

Parabéns campeão, você correu contra os melhores e foi tricampeão..

Saudades eternas sentirei de um exemplo como você.

Vou parar por aqui pois já estou emocionado com as lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário